DROPS CINEMA

(TRILHA SONORA AMELIE POULAIN)

 

No filme O fabuloso destino de Amélie Poulain (Le fabuleux destin d’Amélie Poulain) – lançado em 2001 com a direção de Jean-Pierre Jeunet – a garçonete Amélie (Audrey Tautou) usa a sua criatividade para transformar a vida dos parisienses que a cercam por meio de gestos anônimos.

Para tentar dar um sentido à própria vida e por amar o próximo, Amélie expõe a capital francesa exacerbadamente, tornando a cidade um dos pontos imprescindíveis desta obra.  Assim, as cores, os pontos turísticos, as lambretas, o humor tipicamente francês, tudo se harmoniza e nos convida a conhecer Paris – cidade que divide o protagonismo da obra junto com a própria personagem principal, Amélie. 

Dentro de muitos desses momentos em que a cidade luz é palco para as tarefas assumidas por Amélie, ela sente seu coração bater mais forte pelo balconista Nino (Mathieu Kassovitz). Porém, em vez de revelar sua identidade e escancarar seu interesse por ele, ela cria um jogo de gato e rato que a levará à sua própria joie de vivre. Todos esses sabores proporcionados pela obra convida-nos ainda a embalar-nos no mais delicioso ritmo francês presente na trilha sonora de Yann Tiersen.

A paleta de cores usada na obra é um capítulo a parte. Ela é responsável por todo o clima aconchegante e despojado, oscilando entre o tradicional e o moderno, mostrando-nos uma Paris excêntrica, apaixonada e vibrante.

*
Malu Consolino (@malu_consolino) é professora e especialista em língua inglesa pela Universidade Metodista de São Paulo. Além de se interessar por idiomas, séries e maquiagem, considera a música sua grande paixão.