DROPS CINEMA

 

 

(TRILHA SONORA ONCE)

O filme Once (Apenas uma Vez), dirigido por John Carney e estrelado por Glen Hansard e Markéta Irglová, acontece em Dublin, Irlanda, e foi lançado no ano de 2007. Premiado no 80th Academy Awards como melhor música original “Falling Slowly”, no Critics’ Choice Awards como melhor música e no 23rd Independent Spirit Awards como melhor filme estrangeiro, tornou-se também um musical, tendo sua primeira apresentação no New York Theatre Workshop em 6 de dezembro de 2011.

Neste drama, embalado por músicas com o tradicional toque irlandês, ele é um músico que também auxilia seu pai em uma loja de conserto de aspiradores, e ela é uma vendedora de flores e exemplares de revista. Eles se encontram no local onde ambos trabalham: nas ruas de Dublin. Em uma noite, na qual ele toca uma de suas composições próprias, ela para para lhe dar uma gorjeta e, então, sua história pela música se inicia. Ele com violão e voz, ela com um piano emprestado em uma loja de instrumentos musicais. Cada um com um amor não resolvido. A música se torna o elo de encontro e a expressão dos mais puros sentimentos.

O filme permite uma viagem pelas ruas de Dublin, mostrando sua beleza bucólica e antiga, a vista do litoral das montanhas, e, em um passeio de moto com boa música, as construções modernas e rústicas de uma cultura que mistura pós-modernidade sem abandonar suas raízes. De repente, é possível sentir até mesmo o friozinho daquele clima, curtindo um bom violino numa música tradicional, degustando um pint de cerveja ou caminhando pelas ruas da cidade. Sem dúvida, dá aquela vontade de pegar um avião e conhecer aquele lugar, ouvindo, em um bom CD Player, a trilha sonora do filme.

 

*
Nêmesis Pareschi (e-mail) é professora de inglês, confeiteira, graduada em Administração Hoteleira pela Universidade Anhembi Morumbi e em Gastronomia pela Universidade Metodista de São Paulo. Ama toda forma de arte, sonha em viajar por aí experimentando todas as comidas possíveis e aprendendo todas as danças que encontrar. Uma eterna aluna do mundo.