DROPS CINEMA

A trilogia The Godfather (O Poderoso Chefão) – que teve seu roteiro baseado em um romance de Mario Puzo – foi dirigida por Francis Ford Coppola e os filmes tiveram como personagens centrais Marlon Brandon, Robert De Niro, Al Pacino e Andy Garcia.

Essa obra-prima nos faz uma oferta irrecusável à mais clássica e bela imersão ao mundo mafioso da Itália tradicional, onde encontramos ação, traições, subornos, manipulações, vinganças, astúcia, tramas, arrependimentos, e acima de tudo: respeito e amor.

Os filmes apresentam a Itália como pano de fundo – seja na Sicília ou little Italy -, vemos essa terra maravilhosa de festas fartas regadas a bons vinhos e uma bela tarantela. É nesse cenário que conhecemos as tradições familiares, sejam de sangue ou não.  É aqui, também, que vemos uma cultura contagiante sendo mesclada com apreço e cautela no âmbito pessoal, pois é na embriagada Itália de Godfather que amigos tramam pelas costas e inimigos se ajudam em um plano muito maior.

Apesar de toda sua complexidade, a trilogia nos permite adentrar à diversidade cultural, conhecendo desde rituais fúnebres, cortejos, casamentos, festas tradicionais. Seja na cidadezinha de Corleone ou na contemporânea Nova York, seus personagens – de estilos, condutas e opiniões diferentes – buscam aceitação no amor da família e o respeito da sociedade, e não importa o quanto tentem sair do mundo mafioso, a vida sempre lhe faz uma oferta irrecusável de alto custo.

(TRILHA SONORA THE GODFATHER)

*
Gabriel Martins trabalha com seguros, possui uma visão apaixonada e esperançosa para as boas coisas que a vida pode proporcionar. É movido a música e investe sempre que pode algumas horas para o seu violão. Sonha em viajar, conhecer o mundo, aprender o máximo que conseguir e transmitir todo conhecimento que puder.