GALERIA PURE LOVE

O projeto Pure Love surgiu sem querer. Eu estava em uma reunião de gravação no centro cultural São Paulo quando vi dois velhinhos sentados de mãos dadas, embaixo de uma placa de proibido fumar, com o mapa de São Paulo bem em cima da cabeça deles.

A partir daí comecei a olhar mais atentamente ao redor e tive a ideia de registrar as várias formas de amor que acontecem no ambiente urbano. Não só entre pessoas, ou entre amantes, mas também comecei a fotografar crianças com brinquedos, idosos com animais, beijos triplos em pleno carnaval, amigos comungando amor, a ideia passou a ser guardar os momentos amorosos das grandes cidades.

Desde então, criei a hashtag #purelovesp e passei a publicar esse trabalho no meu Instagram. Conto com um acervo de aproximadamente 150 entradas, mas há muito mais que ainda não disponibilizei. Apesar de indicar SP na hashtag, por ser a cidade onde eu moro e onde fiz mais cliques para o projeto, há também registro de momentos em muitos outros lugares. Já fotografei em Pernambuco, na Paraíba, em Minas Gerais, no Rio de Janeiro, no Chile, em Goiás, na Bahia, enfim, por onde eu passo mantenho sempre aquele olhar treinado.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A escolha pelo ambiente urbano deve-se ao fato do inesperado, é onde ele entra como pano de fundo para as várias demonstrações de amor, ajudando a tornar a foto mais poética, já que muitas vezes as pessoas fotografadas estão no meio do caos. Um exemplo disso é uma das primeiras fotos que tirei para o Pure Love, onde um menininho carregava um urso gigante de pelúcia no metro.

Não existe abordagem pessoal para a realização das fotos. É mesmo coisa de momento. Não peço autorização e na grande maioria das vezes procuro não mostrar o rosto das pessoas, algumas aparecem, mas acredito que se houvesse uma abordagem não haveria espontaneidade.

Muitas vezes não estou com a minha câmera na mão e uso o celular. Vejo muitas fotos mentalmente no dia a dia, mas nem sempre consigo registrá-las. Dia desses, pedalando na minha frente tinha um menininho na garupa de uma bike, com o pai, com os braços abertos, e não pude registrar aquilo porque eu também estava pedalando. Essa foto ficou apenas na minha mente. Acontece muito também.


*
Miguel Pixies
(Instagram / #purelovesp) é produtor e videomaker. Graduado em Publicidade e Propaganda. Apaixonado por fotografia, cinema e arte. Mantém sempre a mente aberta para que a intuição sussurre em seus ouvidos.