À MAIS BELA – TAESO BARFER

erisoficial

Fiz essa ilustração pensando na guerra de Troia e em como a vingança da deusa Éris foi perfeita e simples em todos os sentidos. Por meio de uma maçã dourada ela instaurou o caos e a discórdia entre os deuses e os mortais, tendo, assim, a sua vingança.

Peleu e Tétis iam se casar e chamaram todos os deuses para a festa, exceto Éris, por ser a deusa da discórdia. A deusa se ofende e acaba indo para a festa sem ser convidada. Na festa, deixa um pomo dourado com uma inscrição: À mais bela.

Três deusas disputam o prêmio. Atena, deusa da sabedoria, Hera, deusa do casamento, e Afrodite, a deusa do amor. Nenhuma decisão foi tomada, então Zeus convida um mortal para realizar a tão temida escolha, Páris, o príncipe de Troia. Cada uma das deusas usou de promessas para ganhar a preferência. Entre poder, vitórias em batalhas e a mulher mais bonita do mundo, Páris escolheu a terceira opção. Fazendo isso, Afrodite ganhou o tão disputado prêmio.

Na época, a mulher mais bonita do mundo era Helena, casada com Menelau. Com a ajuda de Afrodite, Helena foge para Troia. Ao saber da traição de sua esposa, Menelau fica furioso e segue com seus exércitos até Troia, causando todo o conflito.

O embate causado pela maçã dourada se estendeu muito além da humanidade. Ao mesmo passo em que uma guerra acontecia, os deuses também se mobilizaram e se dividiram entre inimigos e aliados. Essa provavelmente é uma das vinganças mais interessantes da história.

Deusa da treta, melhor pior pessoa.

*
João Gabriel Ferreira (Tumblr) conhecido também como Taeso Barfer, é um artista amador de 22 anos. Tem como objetivo criar algo que as pessoas possam se identificar e refletir. Se inspira no mundo e no seu próprio ser, de um dia bonito a um sentimento, gosta de usar esses eventos para fazer um trabalho mais honesto.