DROPS CINEMA

Código de Conduta é um filme de 2009, primeiro trabalho como produtor do ator Gerard Butler em parceria com Lucas Foster, Mark Gill, Alan Siegel e Kurt Wimmer. Direção de Felix Gary Gray. Tem como centro de elenco Gerard Butler, Jamie Foxx, Leslie Bibb.

Clyde Shelton (Gerard Butler) é um dedicado pai de família que testemunha o assassinato de sua esposa e de sua filha após a sua casa ser invadida por dois assaltantes. Um dos culpados pelo crime pega uma pena de apenas 5 anos graças a um acordo costurado pelo promotor Nick Rice (Jamie Foxx), que acredita que é melhor ter alguma justiça do que a chance de não obter alguma. Clyde, ainda sem rumo, pois acaba de vivenciar uma injustiça sem precedentes, vê impunes aqueles que retiram seus bens mais preciosos, sua família.

Dez anos depois, o assassino que havia sido solto é encontrado morto. Mesmo sem provas suficientes contra Clyde, ele é acusado pelo ocorrido e vai preso. Em sua cela, ele consegue planejar e executar uma série de assassinatos que ninguém consegue prever. Seu grande objetivo é denunciar a incoerência do sistema judicial, que permite que assassinos sejam libertados ou obtenham penas brandas, avisando a Nick que um a um, os assassinos de sua família serão mortos.

Esse filme nos mostra uma linha tênue entre amor x ódio, injustiça x vingança, trilhada por um fio de sanidade. A dor da perda de seus amores foi tamanha, que levou Clyde ao limite, o fez planejar durante anos e executar um plano de vingança, aparentemente sem falhas, que transcende o físico, onde não atinja somente pessoas, mas ideias e ideais. Quão fundo precisamos ir para provarmos que uma ideia vivenciada cotidianamente é falha?

Ironicamente, Clyde provou que nenhum ato de crueldade, seja pensado ou não, sai impune. A vingança, ou até mesmo a justiça feita com as próprias mãos, como preferir chamar, nada vale se formos consumidos por ela. Esse é um filme cheio de suspense, tramas e dramas que vale a pena conferir.

*
Gabriel Martins trabalha com seguros, possui uma visão apaixonada e esperançosa para as boas coisas que a vida pode proporcionar. É movido a música e investe sempre que pode algumas horas para o seu violão. Sonha em viajar, conhecer o mundo, aprender o máximo que conseguir e transmitir todo conhecimento que puder.