DROPS CINEMA

Cadillac Records é um filme estadunidense, uma biografia musical escrita e dirigida por Darnell Martin e lançada pela Sony Pictures com a coprodução executiva de Beyoncé Knowles, em 2008.

O filme conta a história da música desde o início dos anos 1940 até o final dos anos 1960, narrada por Willie Dixon (Cedric the Entertainer), focando na famosa gravadora de blues sediada em Chicago, Chess Records, do executivo Leonard Chess (Adrien Brody), e em cantores que gravaram na mesma, como Etta James (Beyoncé Knowles), Muddy Waters (Jeffrey Wright), Chuck Berry (Mos Def), Little Walter (Columbus Short ), entre outros.

O filme mostra a vida de Leonard Chess, filho de imigrantes poloneses que sonha em subir na vida e dirigir um cadillac e nada o impediria de seguir sua paixão e alcançar o seu sonho.

Leonard aposta todas as suas fichas e compra o estúdio Chess Records, onde deu visibilidade a todos os  músicos de blues da época – fez Muddy o seu primeiro contratado -, sempre tratando a todos os envolvidos com o estúdio como sua família.

Chess não somente os descobriu, mas cuidou de todos, deu-lhes cadillacs como forma de pagamento sólido para que não ficassem sem nada nos maus dias. E com a fama e a evolução do blues, atraiu a todos. Lutou contra o preconceito por suas origens, seus objetivos, suas escolhas: jamais deixou de lutar. A Chess Records abrigou o blues, o rock n roll e tudo aquilo que era feito com paixão, com sentimento, livre de preconceitos.

O filme nos faz questionar o tamanho da paixão que temos pelos nossos objetivos, até que ponto chegaremos. Mostra-nos que não precisamos de laços de sangue para aprendermos o que é família, e que um homem não é nada sem aquilo que o motiva. Apesar de ser um drama bem linear para os padrões de produção americana, as atuações e a trilha sonora fazem toda a diferença. É um filme que vale a pena ver e rever, basta dar o play.

 

 

***

Gabriel Martins  possui uma visão apaixonada e esperançosa para as boas coisas que a vida pode proporcionar. É movido a música e investe sempre que pode algumas horas para o seu violão. Sonha em viajar, conhecer o mundo, aprender o máximo que conseguir e transmitir todo conhecimento que puder.