DROPS LITERATURA

Muito mais que o acaso – Athos Briones

O que um adolescente ama mais? O futebol ou a oportunidade de um novo amor? Paixões adolescente podem determinar o seguimento da vida das pessoas, então, um romance relativamente curto e leve com uma das paixões nacionais como plano de fundo. Vamos ler as desventuras de Victor e seguir os sonhos de um rapaz que poderia ter sido você, ou alguém bem próximo.

O Segredo dos seus olhos – Eduardo Sacheri

Alguns acontecimentos deixam marcas profundas nas pessoas. Gostar ou não do trabalho que escolhemos é algo comum na vida, mas em alguns casos, é o trabalho que não pode deixar a pessoa livre. A curiosidade e a vontade de resolver um mistério é uma paixão, mas nem sempre é sadia, como podemos ver nesse belo trabalho.

A Sombra do Vento – Carlos Ruiz Zafón

A paixão por livros é uma das mais bonitas que podem existir na minha humilde opinião, e quando li esse livro pela primeira vez, me deixei encantar por um mundo onde os livros tem destaque e protagonismo. Conheça os Sempere e comece a desejar estar em Barcelona na livraria deles para acompanhar esses acontecimentos de perto.

Sem Deixar Rastros – Harlan Coben

Sinceramente, não sei bulhufas de basquete, mas depois de conhecer o Myron (e imaginar como ficava com shorts esportivos), confesso que tenho certo carinho pelo esporte e pela absoluta devoção desse homem por ele. Basquete definiu as relações na vida dele, a escolha de carreira, seus traumas e seus desejos. Tudo o que ele é, ou deseja ser, passa por decisões tomadas pensando em uma quadra ou em função do jogo. Leiam, além de amar basquete ele resolve mistérios.

Como Água para Chocolate – Laura Esquivel

Paixão por cozinhar é algo que vale a pena. Esse livro vai te deixar com fome e com lágrimas nos olhos. É uma narrativa encantadora, e deliciosamente envolvente, a comida de Tita não só nos aproxima da culinária mexicana, mas também nos dá um calor no peito ao pensar que a paixão pela cozinha torna a comida não só uma arte, mas uma declaração de amor e cuidado.

A Hora da Luta – Álvaro Cardoso Gomes

Quem cresceu lendo a vida da Lúcia Helena e do Beto, esse livro é a culminação de uma narrativa quase infantil que evoluiu para algo mais adulto, ainda que extremamente jovem. A narrativa se passa num momento de turbulência política no Brasil, e a paixão do Beto não é mais somente sua antiga vizinha, o foco dele mudou para o cenário político, a paixão dele envolve as diretrizes do país e seu desejo juvenil de enfrentamento da ordem. A maior paixão dos jovens é a rebeldia.

Mayombe – Pepetela

A revolução só acontece com pessoas apaixonadas lutando. Em Mayombe somos confrontados com nossos irmãos de língua e de colonizador lutando pela liberdade de seu país, que veio muito depois da independência do nosso. A paixão nesse livro é muito mais do que uma preferência pessoal de um dos personagens, é uma unidade mostrada através de várias vozes. A maior paixão de um povo deve ser por seu país e por sua liberdade, os heróis retratados aqui são motivados por anos de repressão, que se condensou numa gana gigante de liberdade.

Arte e Ciência de Roubar Galinha – João Ubaldo Ribeiro

A ilha de Itaparica não é o cenário das crônicas de João Ubaldo nesse livro, é uma paixão flagrante do autor, demonstrada em cada uma das narrativas engraçadas e cotidianas desse livro leve e fácil de ler.

 

***

Leticia Silva Santos (@laetitiasjc) é professora não praticante, formada em Letras, pela Universidade de Coimbra, devido ao seu imenso amor à literatura. Possui uma coleção de livros que nunca será grande o suficiente.