DOCUMENTÁRIOS SOBRE A LUTA DA MULHER

COLUNA FRIDA

POR VIVIANE BECCARIA

*

Uma das mais interessantes descobertas que fiz neste ano foi a Philos Tv. Nesse site, podemos encontrar diversos documentários sobre assuntos relevantes para a história atual. Listarei agora 10 documentários importantíssimos para enriquecer o conhecimento sobre o movimento feminista:

 

 

 

Chega de Fiu Fiu – O filme

Nesta obra, três mulheres mostram as dificuldades em ser mulher nas grandes metrópoles e como o sexismo ainda é muito forte, confirmando a situação de inferioridade em que a mulher é submetida constantemente em um cenário em que temos de nos calar sobre o assédio e nos sentirmos lisonjeadas com as abordagens constrangedoras, além da constante culpabilização das vítimas, como se a mulher fosse responsável pela corrupção do homem.

 

Monogamish

O diretor Tao Ruspoli investiga os motivos que levam as pessoas a se casar e, de uma maneira despretensiosa e livre de preconceitos, discute com pessoas de diversas áreas sobre as diversas concepções de amor, sexo e monogamia. Apesar de não tratar especificamente sobre o Feminismo, o documentário é valioso para compreendermos como as concepções sobre relações humanas são totalmente submersas aos valores sociais diferenciados entre homens e mulheres.

 

Dolores

A história de Dolores Huerta é abordada nesse documentário que ilustra como as representantes da luta pelos direitos civis acabam sendo ofuscadas por homens com o mesmo papel. Fundamental nas reivindicações pelos direitos das mulheres e dos trabalhadores, sua importância só foi reconhecida após muitos anos da época em que estava ativa em suas manifestações.

 

As mulheres do Jazz

O retrato do caminho que as musicistas do Jazz percorreram mostra o quanto as mulheres necessitam resistir ao sexismo e suportar situações adversas para conquistar o seu espaço em um ambiente dominado por homens extremamente machistas que não enxergavam a mulher como um ser capaz de fazer boa música. Esse preconceito se estende a muitos gêneros musicais até hoje, infelizmente.

 

Marilyn Monroe – Confidencial

Como lidar quando você é vista única e exclusivamente como um símbolo sexual? Como sobreviver em uma incessante tentativa de ser aceita e amada? Esse documentário explora a misteriosa morte de Marilyn e como as dificuldades que passou pela vida fez com que seu caminho culminasse em abuso de medicamentos e relacionamentos abusivos. Uma abordagem mister para compreendermos a pressão social na qual a mulher vive no paradigma de que somente um homem é capaz de determinar sua felicidade e sucesso na vida.

 

O futuro das meninas afegãs

A educação das meninas foi permitida no Afeganistão somente em 2009. Neste documentário, é ilustrado como é visto o papel da mulher em uma sociedade extremamente patriarcal e como o futuro das afegãs permanece incerto. Uma ótima reflexão sobre o sistema educacional de um país, que vai muito além das paredes da sala de aula.

 

Deusas da Gastronomia

O ambiente da Gastronomia é potencialmente dominado por homens e se você é mulher e quer entrar nesse universo, deve estar preparada para o descrédito oriundo da concepção arcaica de que lugar de mulher é cozinhando dentro de casa. Nesta obra, acompanhamos as histórias de chefs ativistas que buscam mudar esse cenário, com muita determinação e coragem, para que as próximas gerações sejam avaliadas pela sua competência, e não pelo seu gênero.

 

O estupro de Recy Taylor

Esse devastador documentário relata a triste e revoltante história do estupro de Recy Taylor. Violentada por 6 homens brancos, ela lutou durante muitos anos por justiça. Seus abusadores nunca foram presos. A pior conclusão é ter ainda provas de como poucas coisas mudaram em relação à segurança e bem-estar da mulher.

 

O reinado da Rainha Elizabeth

O reinado da rainha inglesa é apresentado nessa obra na qual uma das mulheres mais influentes do mundo, para confirmar sua competência, precisa ir além dos reis contemporâneos. Um retrato muito bem elaborado sobre os bastidores do poder e o papel da mulher na política mundial.

 

Vida e obra de Frida Kahlo

A vida e a obra de Frida dispensa apresentações. Documentário obrigatório para quem admira Artes e acredita no engajamento da mulher em busca de seu lugar. O mapeamento de uma das mulheres mais revolucionárias da nossa História.