Você (na verdade eu) desce o prédio sem camisa, pelo elevador de serviço e portão lateral – como manda o regulamento, que aliás você/eu redigi(u) – e vai/vou comprar cigarros.
Na volta, um vizinho desconhecido – provavelmente mais um dos tantos vizinhos desorgasmados que vagam feito zumbis pelos prédios, pelas vilas e por todas as frestas da cidade – enche(-me) o saco no corredor:
— Não pode andar sem camisa no prédio.
Eu tenho todo o peso da norma do meu lado, mas saio logo apelando:
— Meu senhor, meu senhor, sente o calor que tá fazendo nessa cidade. Não é nem questão de bom senso, que isso eu não peço mais às pessoas. É compaixão!
Teatralizei, inclusive. Eu sou bom de oratória.
O homem desarma.
Ufa, sigo meu caminho.
É um leão por dia nessa porra.
_______________________
Thássio Ferreira, escritor radicado no Rio de Janeiro, é autor dos livros de poemas (DES)NU(DO) (Ibis Libris, 2016) e Itinerários (Ed. UFPR, 2018); e editor-executivo da Revista Philos de Literatura. Participou da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) em 2017, como convidado da Liga Brasileira de Editoras, e em 2018 na Casa Philos. Tem poemas e contos premiados e publicados em revistas (virtuais e impressas) e antologias, como Revista Brasileira (nº 94), da Academia Brasileira de Letras, Gueto, Mallarmargens e Germina.