LUCIDEZ – VALENTINA BASCUR MOLINA

Coluna das Ausências


Hincho mi corazón para que entre
como cascada ardiente el Universo.
El nuevo día llega y su llegada
me deja sin aliento.
Canto como la gruta que es colmada
canto mi día nuevo.

Por la gracia perdida y recobrada
humilde soy sin dar y recibiendo
hasta que la Gorgona de la noche
va, derrotada, huyendo.

Gabriela Mistral – “Amanecer” (1938).

Estou reaprendendo a nadar, porque lembrei que tinha um corpo e que precisava, pelo menos tentar cuidar dele. Entendi, depois de alguns meses, o que é abrir o peito. Aprendi a abrir o peito na água, esticando os braços, dando braçadas. Há pelo menos quinze anos que não entrava numa piscina para nadar. 

Ser recebida pela água morna, movimentar o corpo, trabalhar junto/com ele com precisão. Sentir que meu corpo sabe produzir uma alquimia orgânica perfeita que dissipa todos meus excessos. Na água não cabem meus excessos. É só entrega.   

Fora d’água essa vida é também só entrega, ainda que os excessos tentem me sufocar. Há uma vitalidade rara que brilha nos meus olhos. É até triste afirmar que a vitalidade seja rara, quando bem poderia ser uma qualidade natural em todos nós. Sabemos que não é. Quero acreditar que possa ser algo a ser cultivado, praticado, cuidado. “Cuide do brilho dos seus olhos” poderiam nos alertar nas ruas! 

O meu encontro com estes versos da mestra Gabriela Mistral foi comovente. “Eu já estive aqui”, pensei. Já estive e estou aqui, sedenta de lucidez e verdade, recebendo o amanhecer com olhos e peito aberto, brilhando como o sol ao meio-dia.

____________________
Valentina Bascur Molina é pesquisadora, poeta, escritora e tradutora. Mestre em Estudos Feministas pela UFBA. Nasceu e cresceu em Temuco, território de Wallmapu, Chile. Reside no Brasil há nove anos. Autora de “Kümedungun: trajetórias de vida e a escrita de si de mulheres poetas Mapuche”, publicado pela Editora Urutau, selo Margem da Palavra, em 2021. Integra o Núcleo Feminista de Dramaturgia, espaço em que desenvolve projetos de escrita e pesquisa coletiva com outras autoras, sob orientação de Maria Giulia Pinheiro.