CHURRASCO GREGO COM POEMAS DE SEGUNDA E TRÊS SUCOS GRÁTIS – VERA SAAD

Coluna | Palimpsesto


Retomando a série sobre os livros da Patuá que me marcaram, retorno com o livro de poemas de Acauam Oliveira e José Virgínio, Churrasco grego. O livro foi publicado em 2011, no primeiro ano da editora. Acredito que muitos conhecem Acauam Oliveira pela coluna que mantém semanalmente na Revista Bravo! chamada Pausa de mil compassos.

Sobre Churrasco grego, o que mais chamou a atenção em um primeiro contato com o livro foi o humor, desde o anúncio do lançamento, em que os autores publicavam fotos de pessoas públicas indicando o livro até o título. Mas com Churrasco grego aprendi que humor não é necessariamente sinônimo de leveza, o que até então ingenuamente acreditava. Churrasco grego é um livro denso, uma porrada, na verdade, que mal me deixou respirar em vários momentos da leitura.

Um bom exemplo são dois poemas dispostos na página 56. No canto esquerdo superior lemos:

CACA

— Manhê,
terminei!


No canto direito inferior da página lemos:


INCESTO

— Manhê,
terminei!

Ainda que grande parte da página fique em branco, essa me foi uma das páginas mais barulhentas, fiquei nela um bom tempo até passar para o próximo poema.

Aliás, os poemas curtos são muito interessantes justamente pelas entrelinhas que guardam. Cito como exemplo este:

POEMA SUJO

Dá uma limpadinha ali também, Alzira.


Aqui encontramos um palimpsesto (evidente que não poderia faltar um na minha coluna, sinta-se à vontade, leitor, para fazer a raspadinha) e também uma provocação. Outro tapa na cara, Vera!

Poderia escrever muitas páginas para cada poema do livro, mas os convido a lerem Churrasco grego e garantirem o prazer e o incômodo com o livro em si.

_______________________
Vera Saad é autora dos romances Dança sueca (Patuá, 2019) e Telefone sem fio (Patuá, 2014) e do livro de contos Mind the gap (Patuá, 2011), é jornalista, mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC – SP e doutora em Comunicação e Semiótica também pela PUC – SP. Ministrou no Espaço Revista Cult curso sobre Jornalismo Literário em 2012. Tem participações nas revistas Cult, Língua Portuguesa, Metáfora, Portal Cronópios e revista Zunái. Vencedora do concurso de contos Sesc On-line 1997, avaliado pelo escritor Ignácio de Loyola Brandão, foi finalista, com o romance Estamos todos bem, do VI Prêmio da Jovem Literatura Latino-Americana. Seu romance Dança sueca foi selecionado pela Casa das Rosas para o projeto Tutoria, ministrado pela escritora Veronica Stigger. Mantém uma coluna semanal na revista Vício Velho.